O Facebook tem uma nova
estratégia em seu ambicioso plano de conectar os bilhões de pessoas que não têm
acesso à internet. Ontem, Mark Zuckerberg (o CEO e cofundador da empresa)
anunciou a tecnologia OpenCellular.
“Uma plataforma de acesso sem fio
open source para trazer conectividade a áreas remotas do mundo”, escreveu
Zuckerberg em um post publicado em seu perfil no Facebook.
A ideia é que qualquer
organização ou pessoa possa usar a tecnologia. Ou seja, empresas de
telecomunicações poderiam usar a OpenCellular para conectar seus clientes,
assim como pesquisadores independentes poderiam usar em seus trabalhos.
À primeira vista, a OpenCellular
poderia ser explorada a partir de diversos vieses. Na prática, será preciso
tempo para ver em qual direção a tecnologia será melhor aproveitada.
Mas como funciona a pequena
caixinha? Ela pode ser conectada a postes ou outras estruturas para fornecer
conexão à internet. A tecnologia presente na caixa permite que ela sirva para
conexão com velocidades mais lentas, como uma rede 2G, até uma opção mais
sofisticada e com maior velocidade, como um LTE (4G).
Ao não cobrar pelo uso da
tecnologia, o Facebook dá aos desenvolvedores, empresas e outras companhias a
possibilidade de fornecer acesso à internet com menos custos. O design da
caixa, por exemplo, será aberto e usado por qualquer um futuramente. Toda a
parte de software necessária para o funcionamento também é disponibilizada de
graça.
“Infraestrutura tradicional para
redes celulares pode ser bastante cara, o que dificulta que operadoras
implementem a tecnologia em todos os locais e também que pequenas organizações
e indivíduos superem desafios de conectividade hiperlocalizada”, escreve Kashif
Ali, engenheiro do Facebook, em um texto oficial.
Com o objetivo de conectar os 4
bilhões de pessoas que ainda não têm acesso à internet, o Facebook quer
diminuir o custo necessário para a disponibilização de redes móveis.
“Ao deixar o desenvolvimento de
hardware e software em open source para essa tecnologia, nós esperamos diminuir
custos para operadoras e deixar esse mercado acessível para novos
participantes”, diz Ali.
Para mais informações, leia este
texto (em inglês) sobre a novidade.
Divulgação/Facebook
Conectar os desconectados.
Mark Zuckerberg (e
consequentemente o Facebook) tem como meta pessoalconectar as pessoas do mundo
que não têm acesso à internet. Além de um lado filantrópico, conectar 4 bilhões
de pessoas seria ter mais 4 bilhões de possíveis usuários do Facebook.
Para isso, a empresa trabalha com
diversas tecnologias. Uma das iniciativas quer usar drones alimentados por
energia solar para levar internet a pontos afastados do mundo.
Outro projeto, com mais corpo, é
a internet.org, que já funciona em alguns países da África e da Ásia. Neste
caso, a ideia é fazer parcerias com para fornecer serviços básicos na internet
para pessoas que não podem bancar um acesso completo.
F0nte: Exame
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