I Caminhada Intersetorial pela Saúde Mental acontecerá no dia 20 de setembro, no Parque do Rangedor
A saúde mental tem sido um dos maiores desafios da atualidade. Ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais têm afetado milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a necessidade de ampliar o debate e o acesso a cuidados.
Para fortalecer essa mobilização, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Faculdade IDEA, a Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (COORDASMAD) e o Governo do Estado do Maranhão, promove a I Caminhada Intersetorial pela Saúde Mental, com o tema “Cuidar é caminhar junto”, um evento aberto à comunidade que convida todos a se unirem em prol do bem-estar psíquico.
Para a diretora da Diretoria de Atenção à Saúde do Discente, da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), a Caminhada é uma oportunidade de fortalecer redes de apoio. “O objetivo desse evento é mobilizar e sensibilizar a população acadêmica sobre a importância do cuidado com o bem-estar psíquico e com a promoção de hábitos saudáveis. É uma ótima oportunidade de integrar a nossa Universidade e nossa comunidade em torno de um tema essencial, a valorização da vida”, declarou Lissandra.
Mais do que um ato simbólico, a caminhada busca lembrar que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. A prática de atividade física, como caminhar, contribui para a liberação de endorfina, reduz o estresse e melhora a qualidade do sono, além de favorecer momentos de convivência e acolhimento.
O evento também contará com ações de promoção da saúde e bem-estar; espaços de convivência e acolhimento; e atividades de integração e incentivo à prática de hábitos saudáveis.
A organização reforça que todos são bem-vindos: estudantes, trabalhadores, famílias. A ideia é que a Caminhada se torne um ato coletivo de esperança e solidariedade, mostrando que ninguém precisa enfrentar suas dores sozinho.
É fundamental destacar a importância de buscar apoio quando necessário. Profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, desempenham papel relevante no acompanhamento e tratamento, mas familiares e amigos também são parte essencial da rede de apoio. Em situações de crise, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188.
A I Caminhada Intersetorial pela Saúde Mental acontece no dia 20 de setembro, com concentração a partir das 15h, no Parque do Rangedor. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente no site do evento. Clique aqui para se inscrever.
Por: Ingrid Trindade

Sem comentários:
Enviar um comentário
obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.