O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Movimento nos aeroportos brasileiros atinge maior patamar da história

 


De janeiro a maio de 2025, foram registrados 51,5 milhões de passageiros nos aeroportos do país. Segundo o levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a movimentação mostrou o melhor desempenho na série histórica em voos domésticos e internacionais e o Brasil bateu recorde em número de viajantes nos aeroportos.  O número representa um crescimento de 10% na comparação com os mesmos meses de 2024, de acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre os 51,5 milhões registrados até maio deste ano, 39,9 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram em voos domésticos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 8,3%. Já os voos internacionais foram responsáveis pela movimentação de 11,6 milhões de pessoas – apresentando alta de 15,8% em relação a janeiro a maio de 2024.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o resultado superou o recorde de 2015. Para ele, o cenário demonstra a ascensão da aviação brasileira. “Superamos o recorde anterior, de 2015, que havia sido a maior movimentação da história para o período. Isso mostra um fortalecimento da aviação brasileira e mais oportunidades para as pessoas, tanto no turismo de lazer quanto no de negócios”, disse.

O desempenho positivo também foi notado no recorte mensal – repetindo a melhor performance na série histórica, desde o ano 2000. Apenas no mês de maio, 8,2 milhões de passageiros voaram no mercado doméstico – crescimento de 14% em relação ao mesmo mês de 2024. Já a movimentação de maio em voos internacionais foi de 2,1 milhões de passageiros – uma alta de 13,2% comparado ao ano passado.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, aponta que o resultado demonstra que a aviação civil no país segue em evolução e estimula o apoio e a inovação no setor. “Mês a mês, comemoramos o aumento no número de passageiros processados no Brasil. Essa evolução positiva mostra que a aviação civil brasileira segue em crescimento dentro e fora do país, o que nos anima a trabalhar por mais infraestrutura e apoio ao setor”, pontuou Tomé Franca.

Segundo o MPor, de janeiro a maio, os 10 maiores aeroportos em movimentação de destino ou origem no mercado doméstico estão em São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Os aeroportos localizados no estado de São Paulo ocupam as primeiras posições do ranking de movimentação no mercado doméstico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA