O SIGNIFICADO DA VIDA

domingo, 25 de maio de 2025

Rede de Saberes desenvolve capacitação para marisqueiras, pescadores e aquicultores de Açailândia

 


A Prefeitura Municipal de Açailândia em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES) e a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPA), desenvolveu na Escola Municipal Tânia Leite o programa Rede de Saberes realizado neste fim de semana, nos dias 24 e 25 de Maio.

A iniciativa teve como foco a capacitação de marisqueiras, pescadores e aquicultores, visando aprimorar conhecimentos em beneficiamento, processamento e conservação do pescado. Nesta etapa do programa que contemplou vários participantes no município de Açailândia.

Durante a capacitação, foram abordadas técnicas que visam a melhoria da qualidade do pescado e sua comercialização, promovendo a sustentação econômica dos profissionais da área. O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, ANTÔNIO FILHO, que esteve presente na qualificação participando ativamente com os participantes. O secretário que no evento representou o Prefeito Dr. Benjamim destacou a importância da capacitação para o fortalecimento do setor pesqueiro de Açailândia e da região.

A capacitação foi dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte prática, os participantes aprenderam técnicas de filetamento e preparo de produtos derivados do pescado, como fishbúrguer, torresmo de peixe, filé empanado, ceviche, croquetes e bolinhos. 

A Capacitação tem uma carga horária de 16 horas, distribuídas em dois dias de treinamento, realizados aos finais de semana. É composto por uma parte teórica e prática, garantindo que os participantes adquiram conhecimento técnico e habilidades aplicadas. Os participantes recebem um kit completo com facas, tábua de corte, amolador de facas, descamador e avental para a realização das atividades práticas.

O Curso está presente em 11 regiões do Estado e será concluído até junho de 2025, contemplando as regiões dos Lençóis Maranhenses; Delta do Parnaíba; Região Tocantina; Carajás; Serras; Gurupi; Pericumã; Pindaré; Lagos; Eixos Rodoferroviários; e, Baixo Itapecuru, contemplando 40 municípios e até 900 trabalhadores.









Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA