PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

ÂNIMOS ACIRRADOS: Crise entre Temer e Maia pode gerar troca de comando no BNDES.


Michel Temer cogita trocar o comando do órgão para apaziguar a crise com Rodrigo Maia, às vésperas da Câmara votar a 2ª denúncia contra o presidente.
Os próximos dias do presidente Michel Temer prometem ser turbulentos. Empenhado em barganhar apoio para enterrar na Câmara a segunda denúncia contra ele por obstrução de Justiça e organização criminosa, Temer também vive um atrito com um aliado crucial para seu governo: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A crise entre Maia e Temer chegou ao ápice no último fim de semana e tem como cerne a publicação no site da Câmara de vídeos da delação de Lúcio Funaro relacionados à segunda denúncia contra Temer, protocolada por Rodrigo Janot, dias antes de ele deixar a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os vídeos e os documentos foram enviados à Câmara pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, com ofício expedido no dia 21 de setembro. No dia 29, o conteúdo foi publicado no site da Câmara, gesto interpretado pelo Planalto como uma manobra de Maia para se descolar de Temer. Para o Planalto, o foco de Maia são as eleições de 2018, motivo pelo qual ele vem defendendo em discursos uma nova agenda política para o país.
No último sábado, 14, a crise se intensificou após um bate-boca entre Maia e o advogado de Temer, Eduardo Carnelós. Maia se irritou com uma nota emitida por Carnelós, que criticava a divulgação do conteúdo no site da Câmara, classificando-a como “vazamentos criminosos”. O presidente da Câmara respondeu, chamando o advogado de “incompetente”, em uma entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.
Maia também emitiu uma nota se dizendo perplexo pela “forma absurda” como foi tratado pelo advogado. “Depois de tudo que fiz pelo presidente, da agenda que construí com ele, de toda defesa que fiz na primeira denúncia”, disse o presidente da Câmara, em referência à primeira denúncia da PGR contra Temer, também por obstrução de Justiça e organização criminosa, enterrada na Câmara em agosto deste ano.
Agora, para solucionar a crise, Temer avalia trocar o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ideia é substituir o atual presidente do órgão e amigo de Temer, Paulo Rabello de Castro, por Luciano Snel, da Icatu Seguros. Maia é aliado de Snel e, em junho, tentou emplacá-lo como presidente do BNDES. No entanto, Temer optou por Rabello sem consultar Maia, o que deixou o presidente da Câmara contrariado. Logo, a troca de comando no BNDES seria uma forma de Temer apaziguar a relação com Maia em meio ao trâmite da 2ª denúncia da PGR na Câmara. Auxiliares de Temer afirmam que a troca pode ser feita logo após a conclusão da votação da denúncia no plenário da Câmara, prevista para o final deste mês.
Em entrevista ao Estadão/Broadcast, Maia negou estar pressionando pela troca. “Se o Palácio quiser trocar, que troque. Não queira colocar na minha conta. Se não fui consultado na primeira vez, não é agora que vou ser consultado”. Em relação aos atritos com o Planalto, Maia disse ao jornal que “esse tema está superado”.

Maia também decidiu adiar uma viagem que faria ao Chile nesta quarta-feira, 18, dia em que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode votar a denúncia contra Temer. Maia adiou a viagem para evitar que sua ausência na Câmara neste momento fosse interpretada como um sinal de distanciamento do Planalto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA