PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Sebrae realiza seminários de sensibilização do Negócio Certo Rural.

Sebrae, Senar, Vale e prefeitura municipal de São Pedro da Água Branca participaram do seminário de sensibilização do Negócio Certo Rural.

Cerca de 30 pessoas participaram da sensibilização do programa Negócio Certo Rural em Vila Varig. 

Em Primeiro Cocal, o seminário reuniu 30 moradores locais que irão participar do curso.

Moradores da comunidade Casa Azul, participaram da palestra de sensibilização do programa Negócio Certo Rural.

Parceria Sebrae, Senar e Vale capacitará nos próximos meses 180 empreendedores rurais na regional de Açailândia.

Açailândia –  O Sebrae, por meio da regional de Açailândia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Vale, com o intuito de capacitar pequenos empreendedores rurais em planejamento e administração de seus negócios no território de Açailândia, realizou na última semana, seminários de sensibilização do programa Negócio Certo Rural (NCR). O programa busca auxiliar os donos de pequenas propriedades rurais na melhoria e na inserção de atividades que contribuam para o crescimento de seu negócio.

Os seminários foram realizados nas comunidades de Vila Varig e Casa Azul, zuna rural de Buriticupu e Primeiro Cocal e Muruim, zona rural de São Pedro da Água Branca, com a participação dos moradores e autoridades locais. Ao todo serão capacitadas 180 pessoas em cerca de dois meses e meio, e que em 46 horas de capacitação terão seus conhecimentos aprimorados e validados pelas instituições Sebrae e Senar. Na regional, o NCR conta com o apoio da Vale, que mobiliza as comunidades que margeiam a Estrada de Ferrovia Carajás (EFC), e que busca promover a geração de renda e capacitação dos moradores locais. 

Para o gerente regional do Sebrae em Açailândia, Danilo Borges, a iniciativa é primordial para o avanço de novos conhecimentos no campo. “O programa Negócio Certo Rural alia teorias e práticas de gestão que facilitam a administração de cada propriedade. Ter qualidade no que se faz é essencial nos dias de hoje, buscar capacitação pode trazer retornos satisfatórios e o crescimento de cada pequeno empreendedor rural que estamos mobilizando”, acredita Borges.

O programa apresenta metodologias especificas para o universo do campo, com orientações e aulas, e segue um modelo didático com dicas, exemplos e tarefas práticas. O curso está dividido em cinco encontros de oito horas cada, o conteúdo foi elaborado de forma que permita o aluno a relacionar a teoria com prática do seu dia a dia, melhorando a gestão do seu negócio e da sua propriedade como um todo. Em cinco encontros, as atividades envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação, avaliação e viabilidade de novas ideias de negócio e por último, a elaboração de um plano de negócios, onde o participante, com base em sua propriedade, construirá um planejamento voltado para o seu empreendimento. O participante terá ainda seis horas de consultoria.

O morador de Primeiro Cocal, Eliézio Rodrigues Pereira, é agricultor e revela que com base em conhecimentos adquiridos pelo Sebrae aprimorou suas atividades no cultivo de suas roças. “Já participei de um curso ofertado pelo Sebrae, e foi muito proveitoso. Espero participar do Negócio Certo Rural, porque vejo que poderei melhorar minhas atividades na minha propriedade e assim, poder controlar meus investimentos e lucros”, enfatizou.

A coordenadora do Negócio Certo Rural no Maranhão pelo Senar, Agriciomar Veloso, participou das mobilizações e acredita que a partir desta iniciativa o homem do campo terá o conhecimento de gestão de negócios aprimorado e poderá crescer com base em novas perspectivas. “O Senar e o Sebrae, por meio deste projeto busca fomentar o empreendedorismo no campo de forma bastante efetiva e com resultados positivos constatados. Acredito que este curso é primordial para o desenvolvimento da agricultura familiar rural nessas pequenas localidades”, destacou Agriciomar.

Andreia Andrade, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, destaca a importância das ações de desenvolvimento local através das parcerias inter setoriais. “Para o desenvolvimento do território é necessário articulação em rede de todos os setores, a exemplo das ações de geração de renda que contam com estas parcerias, além do compromisso das comunidades de receberem as capacitações propostas”, explica.


Da Assessoria

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA