PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

segunda-feira, 15 de maio de 2017

PROJETO LITERÁRIO “CARAVANA – PASSEIOS PELA HISTÓRIA E CULTURA DO MARANHÃO” COMEÇA EM MAIO.



Projeto do escritor Wilson Marques com patrocínio da Cemar entra em sua segunda etapa e visita dez cidades do interior do Maranhão.

Dia 18 de maio – quinta-feira
Açailândia – Escola Municipal Antônio Oliveira Campos.


A largada para o Caravana - Passeios pela História e Cultura do Maranhão será nas cidades de Açailândia e Imperatriz dia 18 de maio. O Caravana é a segunda etapa do projeto Passeios pela História e Cultura do Maranhão, realizado em São Luís nos anos de 2015 e 2016 e que nesta segunda versão tem por objetivo contemplar leitores de uma dezena de municípios maranhenses. Depois de Açailândia e Imperatriz a trupe literária segue para Caxias e Timon (26/5), Pinheiro (29/5), Viana (30/5), Santa Inês (31/5), Pedreiras (1º de junho), São José de Ribamar (2 de agosto), Paço do Lumiar (14 de agosto). E, fechando a programação, chega a São Luís em 23 de agosto, na Associação São Benedito do Bairro de Fátima.

“Em todas as cidades os lançamentos serão feitos em escolas públicas ou espaços culturais. Além de bate-papo com crianças e adolescentes, haverá apresentação do grupo Xama Teatro, com peças inspiradas nos textos dos livros”, conta Wilson Marques.

Também serão distribuídos kits (cada um com seis livros) que reúnem as aventuras do personagem Touchê. As obras contam com ilustrações inéditas de Kirlley Velôso. E são inspiradas nas tradições e cultura do Maranhão, tendo como pano de fundo festas populares, lendas e momentos históricos, a exemplo da fundação de São Luís, Revolta de Beckman e Balaiada. A tiragem é de 3 mil caixas personalizadas. A realização é da Casa do Autor Maranhense por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemar.

“O objetivo é promover o incentivo à leitura entre crianças e adolescentes e disseminar o conhecimento a respeito do nosso estado e das nossas tradições”, afirma o autor.

Na primeira etapa do projeto o escritor, que foi patrono da Feira do Livro de São Luís em 2013, visitou 25 escolas da capital, entre públicas e comunitárias, levando literatura e teatro para o público infanto-juvenil. A ideia agora é repetir o sucesso dessa ação cultural em outros municípios do estado.

PROJETO PASSEIOS PELA HISTÓRIA E CULTURA DO MARANHÃO
Lançamento de uma caixa com seis livros de Wilson Marques
Com ilustrações de Kirlley Velôso

Touchê em a invasão francesa e a fundação de São Luís
Touchê em uma aventura pela “Cidade dos Azulejos”
Touchê em a revolta de Beckman e nos tempos de Pombal
Touchê em uma aventura em noite de São João
Touchê em o mistério da serpente
Touchê em Balaiada, a revolta

Mais informações: 98 981791113 (assessoria de imprensa)

CALENDÁRIO DOS LANÇAMENTOS DA CARAVANA

Dia 18 de maio
Açailândia – Escola Municipal Antonio Oliveira Campos
Imperatriz – Escola Maria das Neves – R. Clemente de Morais, 25; Cafeteira
Dia 26 de maio
Caxias – Escola São Vicente de Paulo
Timon – Projeto Aprendendo Música – Centro Cultural ?
Dia 29 de maio
Pinheiro – Local indefinido
Dia 30 de maio
Viana – Local indefinido
Dia 31 de maio
Santa Inês – Centro Educacional Eurípides Barsanaulfo
Dia 1º de Junho
Pedreiras – Local indefinido
Dia 2 de agosto
São José de Ribamar – Local indefinido
Dia 14 de agosto
Paço do Lumiar – Local indefinido
Dia 23 de agosto
São Luís – Associação Carente São Benedito do Bairro de Fátima
Rua Paulo Frontim, 17 – Bairro de Fátima


Sinopses dos livros

TOUCHÊ EM A INVASÃO FRANCESA E A FUNDAÇÃO DE SÃO LUÍS

Rafael é um garoto que vive com os pés no chão e a cabeça nas nuvens. Durante um passeio pelo centro histórico de São Luís, o menino conhece Touchê, um sujeito esquisito de quem fica amigo e com quem passa a aprender um bocado de coisas interessantes sobre a história e a cultura popular do lugar onde mora. Nesta aventura de Rafa e seu estranhíssimo companheiro, a história da fundação da França Equinocial por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, e do sonho francês de se fixarem no Maranhão.

TOUCHÊ EM UMA AVENTURA PELA CIDADE DOS AZULEJOS

Perdido no bairro histórico da Praia Grande, Rafael encontra Touchê, um velho que, embora esquisito, mostra-se disposto a ajudá-lo. Contudo, em troca, faz uma enigmática exigência: que o menino prometa cumprir um pedido que lhe será esclarecido somente ao fim do passeio. Mas quem é o misterioso personagem que Rafa imagina conhecer do seu livro de História? Qual o pedido que o velho (ou o fantasma, como Rafa preferia acreditar), exigiria ser cumprido em troca da providencial ajuda? As respostas nesta aventura pela Cidade dos Azulejos, que tem como cenário o centro histórico de São Luís do Maranhão.

TOUCHÊ EM A REVOLTA DE BECKMAN E NOS TEMPOS DE POMBAL

Nesta aventura Rafael e sua amiga Amarilda aprendem com Touchê, depois de um inusitado passeio pelo centro histórico de São Luís, um bocado sobre a Revolta de Beckman, importante momento da história do Maranhão. Ficam sabendo também a respeito das influências da administração do Marquês de Pombal na economia da região, cujas medidas foram responsáveis por fazer de São Luís uma das mais importantes cidades brasileiras nos tempos em que éramos colônia de Portugal.  

TOUCHÊ EM UMA AVENTURA EM NOITE DE SÃO JOÃO

Contrariando as recomendações da sua mãe, Rafael sai de casa em plena madrugada para assistir à apresentação de um bumba-meu-boi. Seu propósito é apreciar a brincadeira e, em seguida, voltar antes que alguém dê por sua falta. A peraltice, no entanto, terá consequências inesperadas e o que seria apenas um agradável passeio transforma-se numa aventura de aprendizado, mas também de sustos. Na companhia de Touchê, um sujeito pra lá de esquisito, Rafa percorre as alamedas sombrias do Cemitério do Gavião e as ruas e praças do bairro da Madre Deus. Emocionado, assiste a exibições de grupos folclóricos maranhenses, enquanto, perigosamente vai adiando seu retorno para casa.

TOUCHÊ EM O MISTÉRIO DA SERPENTE

Na companhia de Touchê, Rafael decide desafiar os poderes da lendária Serpente Encantada entrando na Fonte do Ribeirão, onde, segundo os mais antigos, vive o animal mitológico. Trata-se, na verdade, de uma serpente gigantesca que cresce sem parare que um dia, quando cauda e rabo se encontrarem, destruirá a ilha de São Luís. O que aconteceu com a destemida dupla no interior dos túneis subterrâneos da antiga fonte, o leitor vai descobrir lendo esta aventura inspirada em uma das mais conhecidas e populares lendas do Maranhão.

TOUCHÊ EM BALAIADA, A REVOLTA

A maior revolta popular do Maranhão numa eletrizante aventura de Touchê e sua turma. Saiba como tudo começou, as repercussões do episódio e divirta-se com personagens instigantes como Raimundo Gomes (o Cara Preta), Negro Cosme e Mulungueta. Homens humildes que, com muita bravura, protagonizaram um dos momentos mais importantes da história do Maranhão e do Brasil.

BIOGRAFIAS do autor e ilustrador

Wilson Marques é natural de Caxias-MA, onde nasceu no dia 5 de agosto de 1962. Formou-se em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo trabalhado como repórter em São Luís e São Paulo. Como fotógrafo, realizou exposições em São Luís, Salvador e Belém e é autor de mais de uma dezena de livros infantojuvenis, obras inspiradas nas tradições culturais do seu estado. Entre os seus títulos estão Touchê: uma aventura pela “Cidade dos Azulejos”, Quem tem medo de Ana Jansen?, Touchê e Rafa em a invasão francesa e a fundação de São LuísO tambor do Mestre Zizinho (Mercuryo Jovem, 2010) e A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado em cordel (Mercuryo Jovem, 2011) e O jovem João do Vale.  É autor ainda do livro de contos O homem não foi à lua, primeiro lugar do Concurso Cidade de São Luís, realizado pela prefeitura de São Luís através da sua fundação cultural.

É redator publicitário e atualmente, participa de atividades literárias, seja em projetos voltados para o incentivo à leitura, seja divulgando suas obras. Dirige, juntamente com outros artistas, a Casa do Autor Maranhense, instituição idealizada com o objetivo de promover e divulgar a produção artística regional com ênfase para a literatura. Em 2012, através da Casa do Autor Maranhense, iniciou o projeto Lê Maranhão, que em articulação com empresários locais contribuiu para enriquecer acervos de bibliotecas de escolas comunitárias de São Luís por meio de doações. Realizou por meio da Lei de Incentivo à Cultura o Projeto Passeios pela História e Cultura do Maranhão, que envolveu teatro, bate-papo literário e distribuição de livros em diversas escolas públicas e comunitárias de São Luís. Foi patrono da 8ª Feira do Livro de São Luís (Felis). 


Kirlley Velôso Cursou Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal e fez estágio em agência de publicidade, desempenhando as funções de ilustrador e assistente de arte. Depois de cinco anos trabalhando no mercado publicitário  montou um estúdio de ilustração que atende editoras, marketing interno de empresas, agências de publicidade e empresas de produtos (alimentos, brinquedos e variedades). Kirlley criou personagens, ilustrou livros didáticos, paradidáticos, história em quadrinhos, story-boards para filmes publicitários, embalagens de brinquedos, alimentos, etc. Alguns clientes: Editora Moderna, Editora FTD, Magic Toys, Distribuidora Nestlé, Cemar, Celpa, Caema, Escola Crescimento, Vale, Alumar e Escola Maple Bear.






Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA