PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Sebrae e Vale certificam empreendedoras de comunidades rurais de Buriticupu.

20 mulheres da comunidade de Vila Pindaré foram certificadas no curso de Corte e Costura.

O Sebrae ouviu as sugestões e confirmou a realização de novos projetos em Vila União.

Aproximadamente 20 moradoras de Vila União receberam certificação em Manicure.


A dona de casa, Emília de Oliveira, moradora de Vila Pindaré, agradeceu ao Sebrae pela oportunidade de capacitação.

Cerca de 40 mulheres foram capacitadas nas comunidades de Vila Pindaré e Vila União.

Comprometido em criar mecanismos de incentivo ao empreendedorismo, o Sebrae, por meio da regional de Açailândia, certificou recentemente 40 mulheres das comunidades de Vila União e Vila Pindaré, ambas do município de Buriticupu, capacitadas nos cursos de manicure e corte costura, ministrados em novembro de 2016, com o objetivo de fomentar a geração de emprego e renda.
As capacitações fazem parte das ações que o Sebrae realiza em parceria com  a mineradora Vale, que tem o objetivo de gerar emprego e renda a moradores de  comunidades localizadas ás margens da Estrada de Ferro Carajás.
Segundo a gerente regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges, o fomento a essas comunidades empreendedoras, é uma iniciativa preponderante ao desenvolvimento local e regional.
“Os cursos ofertados pelo Sebrae em parceria com a Vale, atendem com foco nas peculiaridades de cada povoado. Assim, estudamos e fazemos um diagnóstico para levantar as vocações de cada público local, com o intuito de provocar a cultura empreendedora”, destacou Rosilene.
Dilcélia Costa, moradora de Vila União, participou do curso de Manicure e enfatiza a importância do Sebrae e da Vale em sua vida. “Eu aprendi técnicas de desenho para serem aplicados em unhas e hoje faço cartelas de adesivos para vender e contribuir no orçamento da minha família”, enfatizou Dilcélia. Assim como ela, 20 mulheres foram capacitadas no povoado e já realizam trabalhos com os métodos aprendidos.
Com base nas vocações diagnosticadas em Vila Pindaré, o curso oferecido na comunidade foi o de Corte e Costura e beneficiou 20 moradoras locais. Emília de Oliveira, uma das participantes, continua produzindo peças de roupas, com base no aprendizado adquirido no curso.
“Eu hoje, faço roupas para as minhas filhas e para parentes. É muito satisfatório para mim consegui fazer coisas que nunca pensei e poder ganhar dinheiro com isso. Pretendo me aperfeiçoar ainda mais nesta atividade”, relata Emília.
O analista de relacionamento com comunidades da Estrada de Ferro Carajás (EFC), Adriano Oliveira, que acompanha a execução dos projetos na região, esteve presente na entrega dos certificados e aproveitou a ocasião para motivar as moradoras a se qualificarem cada vez mais, como forma de se tornarem profissionais na atividade de Corte e Costura.
Sobre a atuação da Vale nas comunidades por meio dessas ações realizadas em parceria com o Sebrae, a gerente de relacionamento com comunidades, Andrea Andrade, enfatiza que a proposta é gerar o desenvolvimento local com base na sustentabilidade.
“A Vale dispõe de três eixos de ações nas comunidades. Geração de renda, Educação e Saúde. Este projeto desenvolvido com a parceria do Sebrae atua no eixo de geração de renda. Programamos ações que possam contribuir em resultados a curto e médio prazo na geração de renda dessas comunidades. O Sebrae nos dá o arcabouço técnico para a implantação e desenvolvimento dessas ações, já que tem essa expertise. Uma parceria importante para complementar as ações da Vale nessas comunidades”, disse.

As ações do Sebrae e da Vale nestas comunidades, continuam em 2017, com a oferta de mais cursos e capacitações aos moradores locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA