palavra viva

“LEVANTAI OS OLHOS E OBSERVAI AS ALTURAS: QUEM CRIOU TUDO ISSO? FOI AQUELE QUE COLOCA EM MARCHA CADA ESTRELA DO SEU INCONTÁVEL EXÉRCITO CELESTIAL, E A TODAS CHAMA PELO NOME” (ISAÍAS 40:26)

O SIGNIFICADO DA VIDA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

UPA de Açailândia Faz Alerta Contra DSTs Durante o Carnaval.






A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Açailândia realizou, na manhã desta quinta-feira (16/02/2017), mais uma etapa no trabalho de conscientização e prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids, com entrega de panfletos e preservativos orientando a população sobre os riscos de contágio principalmente durante o carnaval.
A iniciativa aconteceu durante visita da equipe do SEBRAE/AÇAILÂNDIA; (RHAUFE, REGINALDO E JHENE ASSIS que estiveram acompanhando o CARDIOLOGISTA DR. FÁBIO CÂMARA (SÃO LUÍS-MA) que esteve visitando e conhecendo as instalações da UPA de AÇAILÂNDIA. O DIRETOR CLÍNICO DR JOFRE ROCHA acompanhado do DIRETOR ADMINISTRATIVO ALESSANDRO deu início aos trabalhos com os usuários e funcionários da UPA na missão de conscientizar os pacientes e usuários da saúde pública, todos devem ter cuidados, principalmente os jovens, que hoje formam um dos grupos mais vulneráveis às DSTS e a Aids.
Em sua entrevista, o MÉDICO JOFRE ROCHA disse que estava contente em receber a visita da equipe do SEBRAE e também os elogios por parte do colega médico DR FÁBIO CÂMARA, que além de visitar veio oferecer serviços, reconhecendo que a equipe médica de Açailândia está indo de contra a mão daquilo que está acontecendo no BRASIL. Em outras cidades, a saúde pública encontra-se falida, e mesmo assim AÇAILÂNDIA com o esforço do Prefeito JUSCELINO OLIVEIRA em parceria com o GOVERNO DO ESTADO está fazendo com que a UPA de nossa cidade esteja funcionando a contento. DR JOFRE ROCHA ressaltou que durante todo esse mês das festas de carnaval, todos os funcionários da saúde municipal estarão empenhados na conscientização da nossa população.
DR JOFRE aproveitou para alertar sobre as (DST´S) - Doenças Sexualmente Transmissíveis que não têm alvo preferencial, pois atingem jovens, adultos, grávidas, solteiros, casados, sem distinção de cor, raça, etnia ou religião. Há várias doenças, principalmente no período de carnaval, como HIV, HPV, sífilis, gonorreia. Todos correm o risco de contrair uma. A prevenção é o segredo, a arma certa para evitar as doenças, e o preservativo [camisinha] continua sendo o método mais seguro, frisou. Temos que prevenir, realizar exames regularmente, escolher os parceiros e parceiras que não oferecem risco e, acima de tudo, não trocar o certo pelo perigo de uma relação sexual casual”, E completou: Um beijo na boca, o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis, além do ato sexual sem proteção da camisinha, são várias das formas de contágio de DSTs e Aids mais acentuadas no festejo carnavalesco.
Ele lembrou ainda que muita gente tem medo de procurar um profissional de saúde quando aparecem os primeiros sintomas de uma DST, cuja demora implica a evolução da doença até para um quadro sem cura, que podia acontecer na fase inicial, de detecção. A educação em saúde, os cuidados pessoais, à procura por unidades de saúde pública, à prevenção permanente, além de exames sorológicos, entre outros exames, podem evitar os casos, reduzindo os registros das doenças. A prevenção, reafirmo, é a maneira mais eficaz de evitar tudo isso. E a camisinha, que é distribuída gratuitamente nas unidades públicas de saúde, é uma ideia que todos precisam vestir antes, agora, neste e nos outros carnavais, finalizou.
DR JOFRE ROCHA reforçou que na recepção da UPA está disponível a distribuição gratuita de preservativos e de panfletos informativos para os usuários do SUS.


Blog Folha de Cuxá




Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA