PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Dia 04 de fevereiro – Foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer.


Desconhecimento sobre câncer infantil causa grande número de mortes.

Diagnóstico precoce permite cura de até 70% dos pacientes, diz médico diretor do Graac. 

O câncer infantil não recebe tanta atenção quanto a doença entre adultos. Devido ao baixo registro de casos, muitas vezes a enfermidade é ignorada no exame médico — seus sintomas são confundidos com fraturas ou males comuns. Por isso, trata-se de uma das principais causas de morte entre crianças em países desenvolvimentos e no Brasil. Se o diagnóstico for precoce, as chances de cura são altas. No entanto, falta no país a infraestrutura necessária para a análise do paciente. Um dos poucos centros de pesquisa especializados é o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), em São Paulo. Em entrevista ao GLOBO, o superintendente médico da instituição, Sérgio Petrilli, comenta as dificuldades enfrentadas para o diagnóstico da enfermidade.

O câncer infantil é uma doença comum?

Não, é rara. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2016 e em 2017. O progresso no tratamento foi significativo nas últimas décadas. Hoje, em centros de excelência, até 70% dos pacientes podem ser curados, quando há diagnóstico precoce.

Fora destes centros, no entanto, o índice de cura cai para 48%. O que pode ser feito?

Isso acontece devido à falta de infraestrutura de diversas instituições. Faltam equipamentos como o de tomografia computadorizada, o que faz diferença, porque o tumor cerebral é comum entre crianças. Diversos sintomas do câncer podem ser ignorados.

Quais são os principais tipos de câncer?

Entre os que atendemos em 2015, foram os tumores do sistema nervoso central, leucemias e retinoblastoma (câncer ocular que atinge as células da retina). Entre os mais raros atendidos pelo Graacc estão carcinomas e tumores hepáticos.

É mais fácil combater o câncer infantil?

Sim, caso haja diagnóstico precoce. Nas crianças, as células cancerígenas se dividem em uma velocidade muito grande, que pode dobrar a cada 48 horas. A quimioterapia, porém, é mais potente do que entre adultos.

Por que o diagnóstico do câncer entre as crianças pode ser demorado?

Um motivo é o fator ambiental. No adulto, a incidência de câncer é maior a partir dos 50 anos. Então, ele desenvolve por décadas sinais que podem acarretar em uma doença no futuro. Se pegou muito sol, tem câncer de pele. Se fumou a vida inteira, de pulmão. Se foi alcoólatra, de boca. Não existe este histórico na criança, onde o câncer se manifesta principalmente a partir dos 7 ou 8 anos.

É comum que o câncer seja confundido com outras doenças?

Sim. Há casos em que uma criança pálida com manchas rosas na pele é diagnosticada como anêmica, ou que se trata apenas do sinal de uma pancada, mas na verdade é uma leucemia. O ortopedista, então, põe um gesso, enquanto o tumor cresce debaixo dele. Já um adbômen proeminente, às vezes tratado como uma parasitose intestinal, pode ser sinal de um tumor. O pediatra não percebe e dá remédio para combater um verme. O desconhecimento da doença provoca um grande índice de mortes.


Fonte: O Globo

Att.

Seu amigo Dr. Jofre Rocha.

2 comentários:

  1. Esses três significa o quê nessa matéria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sei queria saber. O autor da matéria poderia explicar?

      Eliminar

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA