PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pacientes da UPA de Açailândia recebem orientações sobre combate à Hanseníase.















Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Açailândia receberam esclarecimentos sobre o combate à Hanseníase. Uma palestra aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/01), como parte da programação do Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado em 29 de janeiro/2017.
O Diretor Clínico da UPA/DR. JOFRE ROCHA, preocupado com a qualidade de vida da população mais carente explica que as orientações acontecem não só para pacientes, mas também para grande parte da população, em razão das muitas dúvidas que ainda existem sobre a doença. “A equipe de humanização do município tem justamente esse propósito de levar esclarecimentos para que a pessoa que esteja doente comece o quanto antes o tratamento. Quando detectamos pacientes na UPA ou HMA, imediatamente fazemos os devidos encaminhamentos”.
SINTOMAS
Ação de conscientização para população através de palestras vai acontecer mensalmente na UPA e sempre contará com o empenho das coordenadoras e dos servidores (as) de unidades básicas de saúde do município, que fazem o primeiro atendimento aos portadores da doença. Segundo a Palestrante ROSÁLIA FRANCO, a detecção da Hanseníase pode ser feita pela própria pessoa. “As manchas são avermelhadas ou esbranquiçadas, bem delimitadas, com perda ou diminuição da sensibilidade”, explica ROSÁLIA.
Nódulos elevados (alto relevo) na pele com líquido embaixo também são sinais da Hanseníase. É comum, também, a perda da força nas pernas e braços, membros mais atingidos pela doença, e perda de pelos nos locais da mancha.
CONTÁGIO
A transmissão da Hanseníase acontece apenas por meio das gotículas (saliva) de tosse ou espirro. O período de incubação da doença é de cinco a 10 anos. “, alerta ROSÁLIA FRANCO.
TRATAMENTO
A Hanseníase tem cura. O tratamento é totalmente gratuito, acontece principalmente nas unidades básicas de saúde e dura de seis meses a um ano. “E, iniciada a medicação, a doença deixa de ser transmissível”, completou o Diretor geral da UPA ALESSANDRO.
“É preciso combater, antes de tudo, o preconceito e a desinformação. Muitas pessoas não aceitam estar com a doença e não procuram tratamento”.
O sistema público de saúde conta com uma equipe preparada para fornecer mais informações à população sobre a Hanseníase. Qualquer dúvida procure um médico (a) ou uma enfermeira (o) mais próximo que eles (as) farão os devidos encaminhamentos necessários.
0800 026 2001 (Tele Hansen – Nacional)


Blog Folha de Cuxá

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA