palavra viva

“LEVANTAI OS OLHOS E OBSERVAI AS ALTURAS: QUEM CRIOU TUDO ISSO? FOI AQUELE QUE COLOCA EM MARCHA CADA ESTRELA DO SEU INCONTÁVEL EXÉRCITO CELESTIAL, E A TODAS CHAMA PELO NOME” (ISAÍAS 40:26)

DOAÇÕES

DOAÇÕES

DOAÇÕES

Obrigado a todos que mensalmente mostram seu apoio para O BLOG FOLHA DE CUXÁ. Lembre-se de fazer uma doação de qualquer valor R$ para a continuidade do nosso trabalho. Qualquer quantidade de apoio financeiro neste momento será direcionada para cobrir despesas e manutenção. Agradeço antecipadamente...obrigado a todos que mostraram seu apoio para o nosso trabalho!

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Empresas do MA comemoram ganhos da parceria Sebrae-Vale.

Empresários participaram de um encontro de negócios para conhecerem novos fornecedores e fecharem futuras negociações entre si. 


“Projeto iniciou em 2015, com objetivo de tornar empreendimentos que prestam serviços para a mineradora com excelência em gestão e mais competitivos no mercado”.

Cento e vinte e sete empresas de São Luís, Santa Inês, Açailândia e Imperatriz acabam de concluir as ações do Projeto de Encadeamento Produtivo Sebrae-Vale, que integrou um convênio nacional celebrado entre a instituição de apoio aos pequenos negócios no Brasil e a mineradora. Para apresentar os resultados de dois anos de trabalho, os parceiros realizaram um evento com os empresários, recentemente, na última semana, no Brisamar Hotel, em São Luís. 

O objetivo do Encadeamento Produtivo Sebrae-Vale foi a promoção da competitividade e o desenvolvimento sustentável de fornecedores da cadeia de valor da multinacional. O projeto contou com três fases: diagnóstico, implementação das soluções e a mensuração final dos resultados.


Em dois anos, foram realizados quatro eventos, 127 diagnósticos em Maturidade em Gestão, 120 elaborações de Planos de Ações, 20 cursos ofertados, cinco oficinas, 3.500 horas de consultorias complementares dos cursos e 1.742 horas de consultorias para os diagnósticos e planos de ação.

“O resultado da qualificação são empresas com práticas de gestão implementadas, que deixaram de ter apenas um compromisso com a excelência para aderirem, de fato, aos critérios que as tornam empresas excelentes. A consequência é que, hoje, elas estão mais preparadas para as mudanças e mais competitivas no mercado, tendo se preparado para ter como clientes empresas como a Vale”, apontou o gerente de Soluções e Interlocuções do Sebrae no Maranhão, Luiz Genésio Portella que, no evento, representou a diretoria técnica da instituição.

“Interessante destacar a necessidade da qualificação de excelência em gestão pelas empresas, principalmente levando em consideração que, hoje, o entorno delas deixou de ser o local e passou a ser o mundo inteiro. Portanto, essas 127 empresas que concluíram o projeto estão a caminho de ser classe mundial de excelência em gestão, com capacidade técnica e qualidade de processos alinhados à sua missão e visão, com a possibilidade de atender clientes no mundo inteiro”, comentou Portella.

Para a Vale, representada pelo gerente de Relações Institucionais, Dorgival Pereira, o convênio com o Sebrae cumpre a política de valores e o planejamento estratégico da empresa, com o olhar voltado para a sustentabilidade dos territórios onde atua. “E isso passa, também, pela capacitação da cadeia de suprimentos na região. Em 17 anos, por exemplo, a Vale movimentou R$ 27 bilhões para contratação de prestação de serviços e bens de consumo de empresas maranhenses ou com filial no estado”, informou o executivo aos empresários presentes ao evento.

“Convênio desse nível só favorecem para ampliarmos a carteira de fornecedores do segmento dos pequenos negócios, criando oportunidade de terem um desenvolvimento contínuo ao longo do tempo”, frisou Dorgival Pereira, revelando que cerca de 60% das compras da empresa para suas atividades no Maranhão foram locais.

O superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, esclarece que a missão da instituição passa pelo desenvolvimento dos pequenos negócios, ajudando-os a estabelecer parâmetros de qualidade em seus serviços e produtos, fortalecendo-os no mercado. “O Sebrae disponibiliza todo o aparato para o aperfeiçoamento das micro e pequenas empresas e o sucesso da parceria com a Vale é o fato de sempre estarmos atentos ao mercado e ao que pode favorecer os pequenos negócios e o crescimento econômico local”, sinalizou Martins.

Encontro de Negócios

Uma ação dentro do evento de apresentação de resultados do Projeto de Encadeamento Produtivo Sebrae-Vale foi um encontro de negócios com 35 empresas participantes e a Vale. “Elas tiveram a oportunidade de conhecer os serviços e produtos que cada uma oferece e realizar negócios entre si, além de apresentar o portfólio à Vale. Esta ação segue o modelo do Circuito Encontro de Negócios que adotamos no Sebrae no Maranhão, uma metodologia da área de mercado que tem dado muito certo e favorecido os pequenos negócios que participam dos nossos projetos”, disse a coordenadora de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da instituição, Keila Pontes.

Para a empresária Aparecida Bessa, da SeRHum, participar do projeto advindo do convênio Sebrae-Vale foi bastante significativo, principalmente para reorganização interna e a criação de processos administrativos mais eficazes para o dia a dia dos negócios da empresa que está no mercado há 22 anos.

“Eu tinha um planejamento estratégico, por exemplo, mas percebi, com as consultorias recebidas pelo Sebrae, que precisava fazer uma revisão. Dessa vez, todos os nossos funcionários participaram da construção desse novo planejamento, pois passamos a entender que a equipe deve estar em sintonia com a estratégia, para que todos possam estar integrados aos processos que levarão a empresa a desempenhar a sua missão com excelência”, apontou a empresária que atua no segmento de consultoria e assessoria em Recursos Humanos.

Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do Sebrae em Açailândia - MA
Contatos: (98) 9 8435 - 8163 - (99) 99150 - 9006
Sebrae - Açailândia - MA (99)3538 1924

Rua Bonaire, 333 - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA