PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Empresariado Açailandense mantém-se unido e mobilizado para apontar as dificuldades e apresentar as soluções para o Setor Comercial e Industrial de Açailândia.











Unidos pelo mesmo interesse: o CEA – Centro Empresarial de Açailândia (ACIA, SICA E CDL) em conjunto com Governo Municipal de Açailândia, Prefeito Juscelino Oliveira, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 03/11, na sala de reuniões do CEA para encontrar soluções coletivas especialmente para o setor Industrial de Açailândia.

Não há como esconder sob o tapete da CRISE ECONOMICA os graves riscos que afetam a População de Açailândia que será afetada direta ou indiretamente com a venda da SIDERÚRGICA PINDARÉ para a SUZANO PAPEL CELULOSE.   Além de Açailândia onde fica a sede da siderúrgica, outras cidades da região como: Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Santa Inês, também serão afetadas pelo negócio entre a Suzano e Vale do Pindaré. Cerca de dez 10 mil pessoas devem ser atingidas.

A Preocupação dos empresários Açailandenses foi apresentada à IMPRENSA e repassada ao prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, que também manifestou se preocupado sobre a grave situação que poderá passar o nosso município com a demissão de mais de 1200 trabalhadores da siderúrgica Vale do Pindaré, que irão ser demitidos até dezembro deste ano.

Suzano Papel e Celulose Compra Siderúrgica em Açailândia- MA por US$ 245 milhões. E centenas de Trabalhadores poderão ficar desempregados. A Suzano Papel e Celulose comprou ativos florestais e imobiliários da Companhia Siderúrgica Vale do Pindaré e da Cosima – Siderúrgica do Maranhão no valor equivalente a US$ 245 milhões.

São 75 mil hectares de imóveis nos Estados do Maranhão e de Tocantins, dos quais 40 mil agricultáveis e as florestas plantadas nelas. Segundo fato relevante, o objetivo é aumentar o abastecimento de madeira da Unidade Imperatriz, para atender à expansão da produção de celulose na unidade; reduzir o raio médio das florestas que a abastecem e maior competitividade no seu custo de madeira no longo prazo.

Suzano Papel e Celulose é uma empresa brasileira de papel e celulose. É a segunda maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder regional no mercado de papel, com cerca de 30 marcas em quatro linhas: cutsize, revestidos, não revestidos e papel-cartão. Possui sede em Salvador e sede administrativa na cidade de São Paulo, além de operações globais em aproximadamente 60 países.

A operação está dividida em três unidades de negócio: Florestal, Celulose e Papel e possui cerca de 8.000 funcionários (de acordo com relatório de sustentabilidade de 2015) e possui no Brasil 06 unidades indústrias quatro no Estado de São Paulo (Embu, Limeira e duas em Suzano), uma na Bahia (Mucuri) e uma no Maranhão (Imperatriz) e também é proprietária da SPP-KSR, a maior empresa distribuidora de produtos gráficos e papéis da América do Sul, no exterior a Suzano Papel e Celulose é dona da Sun Paper no Reino Unido e da Stenfar na Argentina. As florestas de propriedade da empresa estão espalhadas pelos estados de São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Tocantins, a companhia possui atualmente 803.000 hectares de área florestal por todo o Brasil.

Josinaldo Smille
Açailândia-Maranhão

Blog Folha de Cuxá

3 comentários:

  1. Eu admiro muito o esforço de todos envolvidos, porém vejo aproveitado como momento político apenas.
    Acredito que com a certeza de quer essa negociação não será revestida o foco agora seria outro.
    Por exemplo; buscar parceria com a Suzano e instituições de qualificações de mão de obra e buscar qualificar pessoas aqui em Açailândia para ingressar no mercado de trabalho da Suzano, hoje grande maioria dos funcionários da Suzano vieram de outros estados do Brasil. Isso sim precisa mudar.
    Aqui em Açailândia não tem faculdade para o setor Florestal, não tem engenharia voltada para o setor que depende a cidade.
    Com grande agravante, todos temos conhecimento das dificuldades das outras duas siderúrgicas da cidade, Viena e Gusa, tenho certeza que se não houver uma ação rápida as duas também seguiram o mesmo caminho do grupo Queiroz Galvão.
    Tenho certeza que algo precisa ser feito e rápido, não adianta ficar criando falsas expectativas nos funcionários da Queiroz Galvão isso é irreversível...

    ResponderEliminar
  2. Eu como colaborador do Grupo Queiroz Galvão, diante do que foi apresentado para nós durante reunião com a gerência, tenho toda certeza de que o negócio será concretizado, pois já foi encaminhado documento ao sindicato informando da paralização das atividades. Hoje a saúde financeira da empresa não é boa, com dinheiro bloqueado na justiça a negociação caiu como uma luva para que ela possa respirar. Não adianta políticos quererem atrapalhar uma negociação bilionária de uma empresa privada, visto que se a negociação vir a baixo a Queiroz simplesmente fecha a siderúrgica, que será um baque ainda pior para a população! Vocês senhores políticos deveriam mesmo era capacitar os Açailandenses, buscar parcerias junto da Suzano e do SENAI de Açailândia para capacitar a população da cidade! Não queiram fazer pirotecnia em cima de algo que não compete a vocês, busquem melhorias na educação da cidade, tragam cursos voltados para florestas na cidade, ai sim estarão fazendo algo da competência que vos competem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou tudo ai o cidadão, não tenho mais o que dizer.

      Eliminar

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA