palavra viva

“LEVANTAI OS OLHOS E OBSERVAI AS ALTURAS: QUEM CRIOU TUDO ISSO? FOI AQUELE QUE COLOCA EM MARCHA CADA ESTRELA DO SEU INCONTÁVEL EXÉRCITO CELESTIAL, E A TODAS CHAMA PELO NOME” (ISAÍAS 40:26)

DOAÇÕES

DOAÇÕES

DOAÇÕES

O BLOG FOLHA DE CUXÁ é mantido por doações e anúncios publicitários... Se o blog é útil para você, pedimos que você reserve 1 um minuto para ajudá-lo a continuar on-line e crescer cada vez mais... Qualquer quantia R$ será de grande ajuda Obrigado! A todos que mensalmente mostram seu apoio para O BLOG FOLHA DE CUXÁ. Lembre-se de fazer uma doação de qualquer valor R$ para a continuidade do nosso trabalho. Qualquer quantidade de apoio financeiro neste momento será direcionada para cobrir despesas de INTERNET e manutenção. Agradeço antecipadamente...Obrigado! a todos que mostraram seu apoio para o nosso trabalho!

O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Agentes do DMT participam de treinamento para ocorrências de Acidentes no trânsito.









Acidentes de trânsito são comuns no cotidiano das pessoas. A maioria das famílias brasileiras já perdeu um ente querido, próximo ou já se envolveu em algum tipo de acidente. Em Açailândia esta realidade não é diferente, pois a cidade cresceu bastante, assim como também, o próprio número de habitantes nos últimos dez anos. Com base neste crescimento geográfico, bem como o  de moradores, surge também a evidente  necessidade de locomoção das pessoas, adquirindo novos meios de transporte.

De acordo com esta necessidade e consequentemente estes cidadãos começam a adquirir o transporte de sua preferência, seja de duas ou quatro rodas.  A partir do grande fluxo de veículos que acontece gradativamente nas ruas de Açailândia, surge a interferência do Departamento Municipal de Trânsito, DMT, em organizar o trânsito das vias públicas e principalmente qualificar cada vez mais a equipe de agentes de trânsito do município. Desde que assumiu o departamento há pouco mais de dois anos, esta tem sido sem duvida alguma, a grande preocupação do diretor Oscar Fernandes.

Visando se adequar de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o Departamento Municipal de Trânsito, com a iniciativa do diretor Oscar Fernandes, deu início na última segunda-feira, (28), a um treinamento intitulado “Boletim de Ocorrência em Acidentes de Trânsito – BOAT”. Na teoria, o curso está sendo ministrado na sede do Centro Empresarial de Açailândia (ACIA), por profissionais especialistas em procedimentos em levantamentos em locais de acidentes de trânsito. O instrutor Paulo Barreto e o coordenador e instrutor Jean Pierre Jaufrer, oriundos da capital paraense, são os palestrantes, além da participação do Secretário do Conselho Municipal de Trânsito.

A aula prática aconteceu na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, centro comercial de Açailândia e onde há grande fluxo de veículos. No local, foi realizada uma simulação de acidente envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta, ocasião em que o acidente demonstrativo tinha como atores duas vítimas feridas, tendo como protagonistas da cena, dois agentes de trânsito. No momento da aula prática, houve aglomeração por parte de populares e curiosos que pararam para assistir a encenação e ficaram impressionados, achando que aquele acidente demonstrativo se tratava de um fato real.

De acordo com Oscar Fernandes, Trinta servidores do DMT estão participando do evento como forma de aprendizado. Segundo ele, depois de nove anos, só agora na sua gestão a frente do órgão e na administração do prefeito Juscelino Oliveira é que este treinamento está acontecendo. “A nossa intenção, é melhor o trabalho dos nossos agentes de trânsito, dando agilidade no atendimento de ocorrência de trânsito de acordo com o que pede Código de Trânsito Brasileiro. Este treinamento/Curso tem uma carga horária de 50h/a. (Hora/Aula)”, esclareceu Oscar Fernandes.

A lei que rege o Código de Trânsito Brasileiro, além de fixar a responsabilidade dos Agentes de Trânsito responsáveis pelos seus projetos, execução de obras, a manutenção das vias públicas, da sinalização adequada. Também cria o direito ao cidadão de exigir um trânsito seguro para si e para sua família. O mesmo Código delimita os campos de atuações e responsabilidade de cada órgão da administração como: Vias federais é de responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vias Estaduais, são de responsabilidades do DER e DETRAN.

Os perímetros urbanos passam a ser de responsabilidade das prefeituras municipais, que podem criar seus núcleos de Trânsito ou, ainda, através de convênios, repassar as responsabilidades ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), ou a Polícia Militar. Segundo o diretor do DMT, em Açailândia, esta responsabilidade é atribuída ao Departamento Municipal de Trânsito, ressaltou ainda que em receber tamanha responsabilidade, tem a intenção de preparar cada vez mais a equipe de Agentes de Trânsito com cursos qualificativos, objetivando a melhoria no trânsito, prevenindo principalmente os condutores de veículos a evitarem acidentes nas vias urbanas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA