O presidente em exercício Michel
Temer vai levar, na carteira de projetos que apresentará em sua viagem a China,
uma série de investimentos em ferrovias e entre eles está a conclusão da
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).
Existe claro interesse entre os
chineses em investir em projetos nessa
área e a concessão em ferrovias será uma das principais opções de investimentos
que o presidente pretende levar para apresentar em cidades de Xangai e Pequim.
Além da Ferrovia de Integração
Oeste-Leste (Fiol), será apresentada a concessão da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e
a Ferrovia Bioceânica. Os chineses têm interesse na concessão da Ferrovia Norte
–Sul, mas gostariam de incluir um ramal para Mato Grosso, onde há grande
produção de grãos, para dar mais volume de carga.
Provavelmente, a Ferrovia
Oeste-Leste também só seria viável com a mudança do traçado substituindo
Figueropólis, por Campinorte, onde ela se interligaria com a Norte-Sul para
assim alcançar uma área com grande produção de grãos.
Os chineses estão dispostos a
concluir a construção da Fiol, mas será preciso a disputa entre Tocantins
(Figueiropólis) e Goiás( Campinorte) sobre qual Estado receberá a obra.
Segundo o embaixador do Brasil na
China, Marcos Caramuru, os chineses estão dispostos a investir em ferrovias,
inclusive no polêmico projeto da Ferrovia Bioceânica, uma obra de mais de 3.500
km estimada em R$ 40 bilhões somente do lado brasileiro.
Porém, eles levantam duas
questões básicas: o que acontece se o trânsito de cargas for menor do que o
estimado e como lidar com as variações cambiais, já que as receitas serão em
reais, mas as dívidas em dólares. Com informações do jornal Estado de São
Paulo.
Fonte: Bahia Econômica – Armando
Avena
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