PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 7 de junho de 2016

Sebrae comemora os 35 anos de Açailândia com visão no futuro.


Ascendência de novos negócios no setor alimentício e a superação de desafios tem sido alguns dos pontos trabalhados com empreendimentos locais.

Umas maiores cidades do Maranhão, a terceira maior em arrecadação e com grande potencial econômico, Açailândia completou ontem (06) 35 anos. Há vinte e três anos, o município tem contado com o apoio do Sebrae para fortalecer a economia, o empreendedorismo e o avanço do pequeno e médio empresário, contribuindo assim para o desenvolvimento local. Nos últimos meses, o trabalho foi intensificado para manter as ações que vêm sendo trabalhadas e propor outras novas, buscando amenizar os impactos da crise econômica nas empresas locais e criando possibilidades de surgimento de novos empreendimentos.

A gerente regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Andrade, conta que viu surgir negócios, emergidos por quem, mesmo atravessando um momento difícil, decidiu empreender. “As pessoas que ficaram desempregadas passaram a procurar o Sebrae para montar um negócio profissional. O maior destaque foi o setor de alimentação, que teve 23 empresas abertas só no ano passado”, disse.

Outro destaque da atuação do Sebrae na cidade foi a implantação do projeto de Desenvolvimento Territorial – DET, em janeiro deste ano. O DET vai atuar no maior bairro da cidade, a Vila Ildemar, que passou por um diagnóstico socioeconômico. Com base nesses dados, os empresários foram divididos em grupos relativos ao seu ramo de atuação. Durante os próximos quatro anos, empreendedores dos setores de comércio, horticultura, economia criativa e social, entre outros, receberão capacitação específica para melhorar a produção e renda.

O projeto já beneficia os empreendedores, conforme destaca Rosilene Andrade. “Com o grupo da horticultura fizemos a ‘Semana do SEI’, o ‘D Olho Na Qualidade’, o ‘SEI no Campo’ e agora estamos trabalhando o ‘Negócio Certo Rural’. Para o grupo da economia criativa teremos ainda este mês o curso de Aprender a Empreender, voltado para os jovens que desejam montar um negócio”, complementou Rosilene.

Seguindo com ações, 25 produtores rurais atendidos pelo projeto participarão de um intercâmbio rural na Agritec de Balsas, no final deste mês. Além disso, a realização da Oficina Sebrae de Empreendedorismo - OSE, pela primeira em Açailândia, unirá todos esses grupos do DET, em um modelo de capacitação que abrangerá mais 350 pessoas, públicos-alvo do projeto.

A gerente regional em Açailândia destaca ainda a importância do Sebrae para a cidade. “Estamos aqui há 23 anos, sendo referência no conhecimento e no apoio à micro e pequena empresa. A cidade tem cerca de 3.100 empresas e o Sebrae atende cerca de 40% desse público, que encontra em nós um parceiro disponível a ajudar”, concluiu Rosilene.

Principais ações Sebrae nos últimos meses.

 - Parceria com a mineradora Vale, visando contribuir com o desenvolvimento local de comunidades da região da pré-Amazônia.

- Implantação no município da Rede Nacional para a simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que no Maranhão recebeu o nome de Empresa Fácil.

- Realização da primeira edição da Feira da Agricultura Familiar e Tecnologia do Maranhão (Agritec) na cidade. Foram 53 ações, entre oficinas, palestras, cursos e reuniões técnicas, tratando sobre a integração lavoura- pecuária, piscicultura, apicultura, tecnologia e inovação para agricultura familiar.

- A Semana de Capacitação, integrante da programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, realizou em setembro 793 atendimentos, com 406 empresas atendidas, ofertando ainda 160 orientações técnicas.

- 2.900 pessoas foram capacitadas na oitava edição do Workshop Empresarial. Foram 33 expositores e um total de 5.200 visitações durante os três dias do evento, que movimenta a classe empresarial e cria oportunidades de negócios por meio da oferta de produtos e serviços.

- Implementação do projeto Fortalecendo a Indústria na Regional de Açailândia, no início de 2016. Com duração de quatro anos, oferecerá aos empreendedores diversas capacitações para o setor da indústria na região.

Saulo Alves
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Açailândia- Ma
Contatos: (99) 9 91354091
Sebrae – Açailândia – MA (99) 3538 1924

Saulo Guilherme - saulogui18@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA