PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 17 de maio de 2016

Sebrae atende 5,2 mil microempreendedores individuais na Semana do MEI.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, os MEI's já representam 32% das empresas ativas no estado.

Microempreendedores de Grajaú são capacitados durante a Semana do MEI.

Em Grajaú foram realizados 1.530 atendimentos, distribuídos entre oficinas, palestras, consultorias e orientações empresariais.

O Sebrae no Maranhão atendeu mais de 5,2 mil microempreendedores individuais (MEI) durante a 8ª Semana Nacional do MEI. Com este resultado, a meta de realizar cerca de 3,5 mil atendimentos a MEI’s foi superada com folga e foi 51,9% maior do que o registrado em 2015. Além disso, 197 pessoas se registraram como MEI, o que dá uma média de 33 formalizações diárias nos seis dias de ação no estado.

Segundo a gerente da carteira de atendimento do Sebrae no Maranhão,  Magnólia Ewerton, que coordenou as ações da Semana Nacional do MEI deste ano, o grande volume de atendimento de empresários com este perfil se deu por causa das estratégias adotadas em 2016.

“Focamos as ações no Microempreendedores individuais. As oficinas e palestras foram organizadas em torne assuntos que afetam o dia a dia das operações deste tipo de negócios e convidamos os MEI’s para ações específicas”, observou Magnólia.
Além desses resultados de atendimento específico de MEI’s, o Sebrae realizou 6.058 orientações empresariais, capacitou 4845 pessoas em 229 oficinas e palestras e realizou 647 consultorias, totalizando 11.550 atendimentos.

Em 2016, foram programados cerca 310 ações, em 34 pontos de atendimento localizados em 28 municípios maranhenses. Em São Luís, foram 67 ações em cinco pontos de atendimento, onde foram realizados 1.424 atendimentos a MEI’s, 64 formalizações, 631 orientações empresariais, 293 capacitados em 21 palestras, 441 treinados em 21 oficinas e 87 consultorias.

Grajaú

Em Grajaú, durante a Semana do MEI, foram realizados 1.528 atendimentos, distribuídos entre oficinas, palestras, consultorias e orientações empresariais. O número de atendimentos realizados é a comprovação do sucesso do evento. Sucesso esse que veio fortalecido com exemplos, como o da microempreendedora Libania Dantas Rocha,         que fabrica doces de potes em sua fazenda e vende no comércio local. 

Participante de toda a programação da Semana do MEI, Libania reforça a importância de ter participado do evento. “Foi de grande importância participar dos cursos e capacitações do Sebrae, principalmente, pelo fato de receber esclarecimentos no processo de emissão do alvará de funcionamento, emissão de nota fiscal e também como devo vender meus produtos e serviços”, enfatizou.

O gerente regional do Sebrae em Grajaú, Wamberg Amaral, considera a Semana do Empreendedor Individual extremamente positiva. “Além de nossas ações específicas do Sebrae, contamos com palestras de parceiros institucionais como os agentes financeiros, Sala do Empreendedor de Grajaú, Departamento de Tributos, Associação de Contadores, Vigilância Sanitária do Município, Comissão Central de Licitação e INSS, o que beneficiou o público alvo com informações, orientações, educação empresarial e elaboração de planos de negócios, tornando o MEI mais competitivo no universo empresarial de Grajaú e região”, enfatizou.

Durante a Semana do MEI, foram realizados também atendimentos nas Salas do Empreendedor dos municípios de Lajeado Novo, Sitio Novo, Amarante, Arame e Formosa da Serra Negra.

Panorama.

Hoje há mais de 83 mil MEI’s ativos no Maranhão em diversos setores da economia maranhense, porém a maior concentração está nos segmentos de beleza, comércio varejista de alimentos e comércio de refeições e lanches, que concentram 45% dos MEI’s maranhenses. 

Para o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, os resultados mostram o quanto este tipo de empreendedor é importante para a economia maranhense e brasileira. “Os MEI’s já representam 32% das empresas ativas no Maranhão. Há cinco anos eles não representavam nem 20%, o que mostra que os MEI’s vêm ampliando a sua participação no mercado maranhense. E Por isso o Sebrae realiza anualmente um conjunto de ações específica para este grupo de empresários”, comentou.


“Ao se tornar MEI, a pessoa ganha cidadania empresarial com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, com isso, pode emitir nota fiscal, participar de licitações públicas, tem acesso mais fácil a empréstimos e se torna um segurado da Previdência Social, com benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outras vantagens”, enumerou Martins.

Ângela Barros.
Ascom-Sebrae Grajaú
(99) 99989-3822

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA