PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 4 de maio de 2016

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO - MPMA dá início a campanha de prevenção às drogas na zona rural.


O Ministério Público do Maranhão realizou uma palestra na última sexta, 29, na cidade de São Francisco do Brejão, como parte da campanha "Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?", desenvolvida pela 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Açailândia, sob a coordenação da promotora Sandra Fagundes Garcia. Alunos do ensino fundamental e médio participaram do evento, realizado no pátio da Unidade Escolar Tobias Barreto.

O objetivo da campanha é estimular nos jovens a reflexão sobre o tema, com a promoção de palestras e concursos de poesia, redação e desenho. O público-alvo são alunos de escolas públicas, privadas e demais entidades que tenham interesse no projeto.

Durante a palestra, a promotora explicou vários pontos relacionados ao consumo de drogas no Brasil e no mundo. Ela falou sobre a classificação das drogas quanto às reações no sistema nervoso central (depressoras, estimulantes e alucinógenas) e sobre os tipos de drogas mais usadas: solventes, álcool, cigarro, maconha, cocaína e crack.

Sandra Garcia enfatizou quais os efeitos das drogas na saúde e na aparência dos usuários. Com fotos, ela mostrou como alterações na pele e nos dentes, a perda de peso e outros sintomas, evidenciam o efeito que as drogas causam nos indivíduos. Ela também mostrou que as drogas podem atingir a todos, independentemente de aspectos como classe econômica ou social. A promotora citou como exemplos as cantoras Amy Winehouse e Elis Regina, que morreram de overdose.

DEPOIMENTO E CONCURSOS

Ainda como parte da atividade, o ex-dependente químico Marcos Vinícius concedeu depoimento sobre como entrou para o mundo das drogas. Hoje, Vinícius está recuperado e é monitor do projeto Bom Samaritano, que ajuda outros dependentes a largarem o vício. "A primeira coisa que a droga matou na minha vida foram os meus sonhos, porque eu achava que a minha vida ia ser só aquilo mas, graças a Deus, eu consegui me libertar", ressalta Vinícius.

Após a palestra, houve a premiação de alunos que participaram dos concursos de redação, poesia e desenho com a mesma temática da campanha. Os ganhadores foram: Mirela Miranda, Thai Lohane, Joice Gonçalves, Érica Ramilda, Gisela Oliveira, Alípio Cássio Carvalho, Guilherme da Silva, Bianca Rodrigues, Ana Maria Duarte e Ruth Fernandes.

Joice Gonçalves, ganhadora do prêmio de redação, afirmou que a sua inspiração para escrever foi o sofrimento das pessoas que usam drogas. Ela disse que os problemas de saúde causados pelas drogas foi o que mais chamou a sua atenção.


Redação e fotos: Iane Carolina (CCOM MPMA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA