PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Governo empossa novo presidente da Agerp.

Novo presidente da Agerp, Julio Mendonça, durante discurso de posse

Secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares durante solenidade 

Público presente na cerimônia de posse do novo presidente da Agerp

O novo presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Júlio César Mendonça, foi empossado nesta segunda-feira (11), pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, representando o governador do Flávio Dino, em cerimônia realizada no auditório da instituição, que contou com a presença de representantes dos governos estadual e federal, servidores da autarquia, movimentos sociais e entidades parceiras.

No discurso de posse, o novo presidente ressaltou que a sua gestão será pautada na qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), prestados de maneira efetiva aos agricultores familiares. “A Agerp recomeça um novo ciclo, com o desafio de romper alguns entraves históricos e passa a cumprir de fato o papel social no Maranhão, prestando Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa, com resultados concretos para a sociedade e principalmente ao homem do campo”, disse.

Julio Césár Mendonça substitui Fortunato Macedo, que estava presente na solenidade e desejou boas-vindas ao novo presidente. “Todos nós estamos comprometidos com a mudança e presidir a Agerp é uma importante missão, agora assumida pelo Júlio Mendonça, que junto com Sistema Saf vai dar continuidade a cada projeto, prestando apoio aos que fazem a Ater no Maranhão e pensando, sobretudo, no agricultor familiar”, disse Fortunato Macedo.
De acordo com o atual presidente da Agerp, algumas diretrizes já foram traçadas para a nova administração. “Precisamos fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais a qualidade no atendimento ao agricultor familiar, incluindo a integração com outros órgãos do governo estadual, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, focando nas ações do Mais IDH, dando continuidade às Chamadas Públicas e tantas outras ações do Governo, permitindo que as atividades sejam realizadas e contemplem o agricultor”.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, frisou a importância da Agerp como órgão integrante do Sistema SAF e ressaltou uma série de serviços que a entidade disponibilizará aos agricultores familiares nesta nova fase.
Entre estes serviços, Adelmo Soares destaca: dar continuidade ao plano Mais IDH, com a missão também de assumir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Rural, distribuído nos 14 territórios do Estado, assim como a realização de seis edições da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (Agritec) em 2016, incluindo ainda o programa Mais Produção, como parte das ações do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), que define 10 cadeias produtivas prioritárias a serem trabalhadas no Estado, apoio ao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural nos Territórios da Cidadania, a busca de convênios e contratos e realização das ações nas Chamadas Públicas.
“Todo este processo de mudança só será possível com o apoio dos movimentos sociais, das entidades parceiras e de todos nós que fazemos o Sistema Saf, trabalhando em função do mesmo objetivo, juntos com o governador Flavio Dino, em prol do povo do Maranhão”, disse Adelmo Soares.
Presentes na solenidade os secretários adjuntos da SAF, Francisco Sales e Luciene Figueiredo; os diretores da Agerp, Pedro Pascoal e Sayd Zaidan; os gestores regionais da Agerp;  o presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), Mauro Jorge; o secretário da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; a secretária adjunta da Mulher, Susan Lucena; a secretária adjunta de promoção do IDH da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Aracea Carvalho; o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Sebastião Anchieta; o diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Joaquim Alves.
 Prestigiaram ainda a posse do presidente Júlio César Mendonça, o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), José Fahd; o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Elias Araújo; representantes da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Embrapa, Banco do Brasil e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).


Perfil do novo presidente
Júlio César Correa Mendonça nasceu em Viana (MA), casado e pai de três filhos. Graduado em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com pós-graduação em Tecnologia de Alimentos (UEMA), MBA em Gestão Pública e Privada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O atual presidente da Agerp ocupou o cargo de secretário-adjunto de Crédito e Projetos Sócio Produtivos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar em 2015.

A Agerp e o serviço de Ater e Pesquisa no Maranhão 

A Agerp é o órgão estadual responsável pela disseminação da assistência técnica, extensão rural e da pesquisa para os agricultores familiares em todo o Maranhão, promovidas por meio dos 19 escritórios regionais. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), a Agerp abrange agricultura familiar, a pequena e a média agricultura, socializando as novas tecnologias e proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando à diversificação, a integração, o aumento da produção e produtividade do setor agropecuário.

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fonte: Agerp
11/01/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA