Pedagogia dos Multiletramentos:
Diversidade Cultural e Linguagens em Contextos Educativos. Esse foi o tema da V
Jornada de Formação de Docentes da Universidade Estadual do Maranhão. Uma
organização do curso de licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. A
jornada buscou refletir sobre as práticas pedagógicas em construção,
considerando as novas interações sociais perante uma sociedade multicultural
globalizada.
“Essa foi a quinta edição da
Jornada e é um orgulho proporcionar momentos tão ricos como este para nossos
alunos. Estamos aqui com o objetivo de trazer para o centro das reflexões
sempre temas relevantes, atuais e inovadores”, disse a Coordenadora do Curso de
Pedagogia a distância, Profa. Heloisa Varão.
A Coordenadora do UEMAnet, Profa.
Ilka Serra, ressaltou a importância do evento e parabenizou todos os educadores
e estudantes presentes. “Parabenizo cada um e agradeço por contribuírem com as
discussões, cujas temáticas são da maior relevância tanto para o processo de
formação de docentes quanto para o exercício da profissão”, destacou ela.
Durante três dias foram
realizadas atividades diversas como palestras, mini-cursos, oficinas, mesas
redondas e apresentação de trabalhos científicos. Dias de discussão sobre mídia
e educação, educação sexual, gênero e educação, o pedagogo enquanto agente de
letramento, literácia digital, entre outros assuntos.
A palestra de encerramento teve o
tema Didática: a pedagogia aplicada na sala de aula, ministrada pelo Prof. Dr.
Casemiro Campos, da Universidade Federal do Ceará – UFCE. Durante a palestra
ele destacou que a ação didática do professor deve ser alicerçada na pedagogia.
“É preciso que o professor, como sujeito epistêmico, saiba o que ensina, domine
o conteúdo e conheça em profundidade as unidades e tópicos do programa de
disciplina. Fazer a aula implica conhecer os alunos. É interessante o professor
promover adaptações do conteúdo considerando a realidade dos educandos. Manter
tom amistoso, ser agradável, apresentando tranquilidade, sendo sereno e se
dirigir à turma passando confiança, são atitudes que podem entusiasmar os
alunos”, enfatizou ele.
O professor, ainda, complementou:
“O docente deve assumir abordagem que leve o aluno a habituar-se a vencer
dificuldades. Deve estimular a curiosidade animando-o para o gosto nos estudos.
Os alunos devem ser motivados para fortalecer a auto-estima. A docência requer
bom humor, comunicação e vivacidade. A escola e a sala de aula devem ser espaço
de trabalho, mas essencialmente, de transformação das pessoas”.
Participaram da Jornada os
seguintes polos: São Luís, Arari, Santa Inês, Santa Quitéria, Pinheiro,
Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Porto Franco, Bacabal e São Bento.
Paula Lima - Jornalista
Assessora de Comunicação
Assessoria de Planos, Programas e
Projetos Especiais do UEMAnet
99180 2839
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