PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

UEMA NET: Marco Regulatório da EAD em discussão e outros assuntos referentes à educação a distância.

ENTREVISTADOS: Prof.Luiz Roberto Curi, Presidente da Comissão do Marco Regulatório de EaD no Brasil; Profa.Ilka Serra, Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet.

ONDE: Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão.

QUANDO: 19.11 NESTA QUINTA-FEIRA.

HORÁRIO: 9h

MAIS INFORMAÇÕES: Marco Regulatório da EAD.

A Comissão do Conselho Nacional de Educação, que trata da educação a distância, está elaborando um documento para ser o marco regulatório da modalidade de ensino. Entre as metas previstas está: “elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (cinquenta por cento) e a taxa líquida para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% (quarenta por cento) das novas matrículas, no segmento publico”.

O diretor de Política Regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Ministério da Educação, João Paulo Bachur, afirmou, em entrevista à Agência Câmara, que o ensino a distância tem recebido atenção especial por parte do Ministério. Uma prova disso é a criação da Universidade Aberta do Brasil, com 600 polos de ensino voltados para a formação de professores da educação básica. Bachur lembrou, ainda, que uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é expandir o acesso à educação superior, o que não será possível sem investimentos em educação a distância. "Não será possível cumprir as metas do PNE sem recurso para o ensino a distância. O MEC aposta na consolidação da modalidade, mas consolidação com responsabilidade".

A previsão para a homologação das novas diretrizes é para este ano. “A classe que trabalha e vive a educação a distância necessita de um novo marco regulatório, porque desde que foi publicado o decreto nº 5.622, em 2005, que estabeleceu as diretrizes e bases da EAD, muita coisa evoluiu. É necessário se adequar as mudanças tecnológicas”, destacou a coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMANET, Profa.Dra.Ilka Serra. 

Além da regulamentação, outro fator que pesou para a discussão do tema foi o potencial crescimento da modalidade de ensino. Crescimento esse descrito no Censo Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, ano 2013 (Censo EaD.br), realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Segundo o Censo, a quantidade de matriculados foi mais de 4 milhões, divididos entre cursos credenciados, livres e corporativos.

Outro assunto que foi inserido no documento é a pós-graduação. Entre as mudanças está a criação de um cadastro nacional dos cursos de especialização, ou seja, aqueles cursos que não são registrados no MEC serão considerados livres. Outra questão é o conceito nas avaliações de curso do MEC, a nota mínima será 4 e os cursos oferecidos terão que ser na mesma área dos cursos de graduação.

Já, no caso das tutorias haverá a exigência de especialização para os profissionais que atuam na área. Atualmente somente a graduação é o suficiente.

O novo marco regulatório ainda aguarda regulamentação pelo Ministério. O mesmo objetiva ampliar o rigor sobre a qualidade dos cursos oferecidos na modalidade a distância e sobre o perfil das instituições que ofertam estes cursos.
Paula Lima Jornalista.

Assessora de Comunicação UEMAnet/UEMA
Assessoria Uemanet - assessoria.uemanet@gmail.com

(98) 99180 2839

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA