PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SAF leva Fundo Internacional para conhecer experiências exitosas em agricultura familiar no Maranhão.



Em visita ao Maranhão essa semana o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (FIDA) foi levado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) para conhecer experiências exitosas em produção agrícola familiar no interior do estado.

A comitiva, formada pelo secretário de Estado, Adelmo Soares, e pelos secretários-adjuntos das SAF, Luciene Figueiredo e Chico Sales, levou os consultores do Fida (órgão ligado à Organização das Nações Unidas), Emmanuel Bayle e Octávio Damiani, para conhecer os resultados da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão - ASSEMA, que há 26 anos apoia iniciativas em educação e produção, como as escolas agrícolas de metodologia de alternância, Escola de Ensino Médio e Técnico Prof. Manuel Monteiro e Escola Família Agrícola Antônio Fontenele (de ensino Fundamental), além da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco.
A visita, segundo o consultor Octávio Damiani, juntamente com reunião realizada com o Sistema SAF e movimentos sociais, será de grande ajuda na confecção do memorando que será apresentado ao governador do Estado, Flávio Dino, nesta sexta-feira (16), pelo gerente de Operações do FIDA no Brasil, Paolo Silveri.

"Estamos muito felizes em conhecer experiências como essas em Lago do Junco. Como moradores de comunidades que passaram por sérios problemas se uniram e conseguiram fazer um excelente trabalho", disse o consultor, Damiani, se referindo aos problemas de conflitos de terra em Lago do Junco nos anos 1960.

Mais de 500 alunos já foram formados nas duas escolas, que são, segundo seus administradores, referência no modelo de Alternância no país.

Já a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco Ltda - COPPALJ, única produtora de óleo orgânico de babaçu no país, conta com mais de 160 famílias são beneficiadas pela comercialização do produto com gigantes da indústria cosmética no mundo.

"A COPPALJ vende quase 90% de sua produção orgânica de óleo de babaçu para empresas de cosméticos como L´Oréal, Aveda e a cooperativa italiana Mundo Solidário", apontou o consultor técnico da ASSEMA, que presta serviços para a Cooperativa, Valdener Miranda.

Nesta quinta-feira (15) os consultores do Fundo estiveram reunidos na sala da Vice-Governadoria do Estado para desenvolverem o texto do memorando, base para a assinatura de um acordo de cooperação. O texto ainda será alinhado com o Sistema SAF, à frente da parceria em desenvolvimento.

"O memorando tem a mesma função de uma carta de intensão e já contará com muitos pontos que serão inseridos em um acordo de cooperação, a ser apresentado em pouco tempo", ressaltou o secretário da SAF, Adelmo Soares.

Ainda nesta quinta, a equipe do FIDA conheceu o trabalho de cadastro quantitativo e qualitativo desenvolvido pelos técnicos de ATER do Plano Mais IDH. A apresentação foi feita pelo secretário Adelmo Soares.

O FIDA

O International Fund of Agricultural Development (IFDA) foi criado pela ONU em 1977 para responder à crise de alimentos sofrida pelos países da região do Sahel da África. A agência de financiamento internacional, sob o nome em português, possui dois escritórios no país, um em Brasília (DF) e outro em Salvador (BA).

FONTE: ASCOM SAF

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA