PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MOTOTAXISTAS DE AÇAILÂNDIA PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO PARA MELHORAR OS SERVIÇOS DA CATEGORIA.









Preocupados com os altos índices de acidentes envolvendo os profissionais do ramo de mototáxi, o Governo Municipal e as entidades representativas, por meio de parceria entre a COOPERMOTAA - (COOPERATIVA DOS MOTOTAXISTAS AUTÔNOMOS DE AÇAILÂNDIA-MA) e SEST/SENAT (SERVIÇO NACIONAL DOS TRANSPORTES) e outras entidades que representam a categoria.

Através do apoio DMT-PMA e DETRAN-MA estão realizando o curso de qualificação profissional para centenas de profissionais em Açailândia que participam nesta semana dos cursos; ESPECIALIZADO PARA MOTO TÁXI E ATUALIZAÇÃO/RECICLAGEM. Divididos em duas turmas, com cerca de cento e dezenove 119 alunos participam da formação nesta primeira etapa.

O objetivo é a formação dos profissionais a fim de torná-los aptos a desempenharem suas funções com responsabilidade e ética profissional, qualificando-os para atuarem com respeito, responsabilidade e cortesia no transporte de passageiros em suas localidades.

A realização do evento é uma parceria com SEST/SENAT, COOPERMOTAA, DMT e DETRAN-MA e tem o apoio da Prefeitura Municipal e também do Vereador Fânio Mania (PRB) e câmara municipal de Açailândia.

A capacitação acontece entre os dias 26 a 30 de Outubro/2015, no plenário da Câmara Municipal de Açailândia e no auditório da 11ª CIRETRAN-MA, com carga horária de 30 horas, divididas em aulas de legislação, disciplina, direção defensiva, ética, gestões de Risco, noções básicas, transporte de pessoas, técnica de pilotagem, cidadania, segurança, saúde, dentre outros assuntos.

Para o instrutor prático do SEST/SENAT Valdenilton, quando esses profissionais são bem qualificados, eles prestam serviços com maior eficiência e se envolvem menos em acidentes. “Nosso objetivo é sempre capacitar bem, e fazer com que estes profissionais do ramo de moto táxi andem legalizados, com certificação de um curso promovido pelo SEST/SENAT que é um órgão reconhecido nacionalmente, e nós instrutores estaremos sempre dispostos para repassar os conhecimentos necessários no diz respeito ao transporte”.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estipulou que de 05 cinco em 05 cinco anos todos os mototaxistas deverão realizar curso de formação para exercer a atividade. A resolução 350/2010 regulamentou o curso especializado obrigatório e determina que deva ser ministrado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou por instruções por eles autorizadas. Os cursos deverão abordar assuntos relativos à ética e cidadania na atividade profissional, noções de legislação, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde.


Pela lei que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais com o uso de motocicleta para transporte de passageiros, de mercadorias e serviço comunitário de rua (motoboy), é necessário que o profissional seja aprovado em curso especializado, regulamentado pelo Contran. Outros requisitos previstos na lei 12. 009/2009 são; ter completado 21 anos, possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A”, e usar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos.

2682/11-J

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA