PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Agritec de Açailândia: Governo promove capacitação de agricultores e desenvolvimento social.


Três dias dedicados à capacitação do agricultor, transferência de conhecimento e ações para desenvolvimento da Agricultura Familiar nos próximos anos, com o olhar voltado para o Território do Cerrado Amazônico: assim será a 1ª Feira da Agricultura Familiar e Agroecologia de Açailândia, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro.
A Agritec é uma realização do Governo do Maranhão, por meio do Sistema de Agricultura Familiar – que envolve a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) – e faz parte do compromisso do governador Flávio Dino em desenvolver a agricultura familiar no Maranhão, como estratégia de mudança social e econômica no Estado.
Essa será a segunda Agritec em 2015, a primeira ocorreu em São Bento, no Território de Campos e Lagos, da Baixada Maranhense, e atraiu mais de quatro mil visitantes e agricultores capacitados. Após Açailândia, ainda ocorrerão mais duas Feiras, em Caixas e em Bacabal. Ao todo, espera-se alcançar cerca de 80 municípios do Estado com as feiras.
Para a regional de Açailândia foram mobilizados 20 municípios: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da água Branca, Vila Nova dos Martírios, Buritirana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso e Senador La Rocque.
Para Açailândia o Governo do Estado continua contando com o apoio dos parceiros: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão, (Aconeruq), além da Prefeitura Municipal de Açailândia. A programação da Agritec Açailândia acontecerá na Avenida Alexandre Costa, na Vila Ildemar.
O município de Açailândia possui potencial na produção de hortaliças, além de contar com sólido cultivo de milho, melancia, mandioca, arroz e feijão. Com a chegada da Agritec espera-se que seja melhorada a produção dessas culturas, por meio do intercâmbio de conhecimento e capacitação dos produtores em várias áreas.
O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, destacou a importância da realização das Agritec’s para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Açailândia terá com a sua primeira feira. “A base para desenvolver o Maranhão é o setor primário e somente por meio do conhecimento e transferência de tecnologia podemos chegar ao desenvolvimento. Agritec é a feira do agricultor, é a oportunidade de ensinar e aprender, de vender e de comprar. É a feira que incentiva a visibilidade da produção e do produtor”, disse o secretário.
A programação da Agritec conta com simpósios, mesas-redondas, oficias e exposição de ovinos e caprinos, cursos de beneficiamento de frutas, cultivo de peixes. O Sistema de Agricultura Familiar do Estado levará para a Agritec equipes de profissionais capacitados para fornecer informações e tirar dúvidas sobre seus programas e ações, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem o Maranhão como estado número um em execução no Brasil; o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Pronaf); Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no âmbito do Plano Mais IDH; Programa Nacional de Crédito Fundiário; pesquisas em agricultura desenvolvidas pela Agerp, além de informações sobre a Titulação de Terras, com o Iterma. As equipes poderão ser encontradas no estande institucional do Sistema.
O Sistema de Agricultura Familiar também oferecerá palestras, como os “Desafios e perspectivas da reforma agrária no Maranhão” e a “Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural”, esta, em parceria com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário – DFMDA. A Agerp levará o curso de “Criação Racional de Abelhas”, que será oferecido durante os três dias de evento.
 Parceiros
O Sebrae participará da Agritec Açailândia organizando o credenciamento do evento, oferecendo oficinas e palestras voltadas para o empreendedorismo rural, compras governamentais e associativismo. Além disso, participa da mobilização dos municípios, juntamente com a SAF, para que a feira tenha um grande alcance para os agricultores. A equipe do Sebrae estará presente, também, no estande institucional, atendendo o público do evento durante os três dias, tirando dúvidas e dando orientações sobre como montar seu próprio negócio.

Tendo realizado a primeira Agritec, ainda em 2014, na cidade de Caxias, a Embrapa também estará nos três dias de evento, em Açailândia, com estande institucional e a realização do Simpósio da Agricultura Familiar Maranhense, e vitrines vivas (peixes e aves), mesas redondas e mini-cursos, além da exposição do ‘Sisteminha’, um dos Sistemas de Tecnologia Social implantados no Maranhão em parceria com o Governo do Estado (Plano Mais IDH). No estande institucional a Embrapa oferecerá sua Minibiblioteca, que reúne publicações impressas, vídeos e programas de rádio, com o objetivo de estimular a leitura e discussão produtiva no meio rural.
Os Movimentos Sociais (Fetaema, MST, MIQCB e Aconeruq) ofertará aos agricultores e demais públicos da Agritec Açailândia o painel “Fruticultura irrigada e sanidade”, para as culturas de melancia, maracujá, banana e abacaxi; as palestras “Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar”, “Desafios e Perspectivas da Reforma Agrária no Maranhão” e “Cooperativismo e Acesso aos Mercados Institucionais”, “Alimentos à base de leite e babaçu e Artesanato de babaçu”. Além disso, os Movimentos Sociais contarão com equipe para tirar dúvidas e fornecer informações sobre ações voltadas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Maranhão.
Também estarão presentes várias secretarias do Governo do Maranhão, oferecendo serviços de cunho social e educativo ao público do evento, como a intermediação mão de obra, com a emissão de carteiras de trabalho, requerimentos de seguro desemprego e cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine-MA), oferecidos pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres).
Já a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), estará presente na Agritec com o ‘Ônibus da Cidadania’, onde prestará serviços de emissão de Nota Fiscal Avulsa para formalização de microempreendedores e agricultores familiares, além de palestras, curso de capacitação e formação de conselheiros sociais.
A Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima) levará um painel sobre o Programa Balde Cheio (em parceria com a Fetaema), enquanto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) ofertará um painel sobre experiências inovadoras em Agroecologia e Sistemas Agroflorestais.
Além das secretarias, a Conab do Maranhão ministrará a oficina de “Elaboração do PAA, venda de balcão, e PGPN-Bio, a política de garantia de preço mínimo para os produtos de sociobiodiversidade”.

FONTE: Samara Andrade.
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: (98) 982940384 / (98) 991093375
Email: samaraandrade212@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA