PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

segunda-feira, 29 de junho de 2015

UNICEF reúne adolescentes e coordenadores de saúde do adolescente da Amazônia Legal para falar sobre direitos.

Políticas públicas de saúde e a garantia dos direitos a meninos e meninas serão enfocados nos eventos.
Belém, 29 de junho de 2015 - Os direitos de meninos e meninas, especialmente a saúde, serão o foco de dois eventos simultâneos realizados pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), em Belém. No período de 29 de junho a 01 de julho, serão promovidos o I Encontro dos Coordenadores Estaduais da Saúde do Adolescente e Coordenadores Municipais da Plataforma dos Centos Urbanos da Amazônia Legal Brasileira e o IV Encontro de Adolescentes da Amazônia, na Escola de Governo do Pará.
Os três escritórios do UNICEF na Amazônia (Manaus, Belém e São Luís) organizam as atividades em conjunto com o Instituto Peabiru, Governo do Pará e Ministério da Saúde. A ação faz parte da Agenda Criança Amazônia, iniciativa que busca pautar os desafios na área da infância e juventude na região direcionada à garantia da prioridade absoluta de crianças e adolescentes nas políticas públicas.
O objetivo do encontro é promover o debate e construção de estratégias na Amazônia Legal Brasileira, na garantia de direitos de adolescentes amazonidas, como também, apoiar os gestores estaduais e municipais e adolescentes, diante do enorme desafio para atenção integral deste grupo populacional, em particular os municípios que aderiram ao Selo UNICEF e à Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).
Também são parceiros regionais os governos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, com apoio do Laboratório Aché, Celtins, Celmar e Celpa.
 I Encontro Regional Coordenadores de Saúde dos Adolescentes da Amazônia - Para este, serão reunidos os coordenadores dos nove estados da região, juntamente com os coordenadores das três capitais da Amazônia que participam da Plataforma dos Centros Urbanos (São Luís, Belém e Manaus).
 O evento faz parte do Plano Anual de Trabalho do UNICEF voltado à cidadania dos adolescentes e conta com a parceria do Ministério da Saúde, resultado da forte articulação do referido Ministério e o UNICEF Brasil.
A proposta do encontro é a discussão da Caderneta de Saúde do Adolescente: avanços e desafios da sua implantação na Amazônia Legal Brasileira enquanto estratégia de protagonismo juvenil e promoção da saúde e da cidadania; o Programa Saúde na Escola (PSE): Como fortalecer os estados e municípios da Amazônia Legal Brasileira na governança, articulação intersetorial e promoção da saúde na escola; e Promoção de Direitos de Crianças e Adolescentes LGBTT.

IV Encontro de Adolescente da Amazônia Legal - Adolescentes atuantes na infância e adolescência, protagonistas e integrantes de grupos de incidência política dos nove estados da Amazônia Legal vão se reunir para tratar sobre as políticas de saúde do adolescente e a garantia dos direitos de meninos e meninas LGBTT.
São 35 adolescentes, a maioria deles integrantes da Rede Juventude Unida pela Vida na Amazônia (JUVA), também terão um momento em conjunto com os coordenadores de saúde para traçar propostas e estratégias que promovam o direito à saúde sem distinção de raça, etnia, credo, orientação sexual ou situação socioeconômica.
A agenda do encontro dos adolescentes inclui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens: Avanços e desafios na Amazônia Legal Brasileira; Nem mais, nem menos que uma pessoa adulta: desconstruindo o preconceito geracional; Caderneta de Saúde de Adolescente: EU TENHO DIREITO!; “Pra que Time ele Joga?” Direto a Diversidade sexual: mitos e realidades; Estamos ligados na missão do UNICEF: promover e proteger os direitos de crianças e adolescentes LGBTT; Programa Saúde na Escola: diálogo entre políticas; Mas, onde entra o adolescente nesta HISTÓRIA? Adolescentes e Coordenadores: Sempre entrelaçados nos nossos estados e municípios.
Como resultados da interação entre coordenadores e adolescentes, serão elaborados documentos direcionados ao poder público e ao UNICEF, para apoiar a implementação da política de saúde dos adolescentes na região.
 Sobre a PCU - A Plataforma dos Centros Urbanos é uma iniciativa do UNICEF que tem por objetivo contribuir para a redução das desigualdades nas grandes cidades brasileiras, melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos centros urbanos brasileiros, especialmente daquelas que têm seus direitos mais violados, por meio do impulso à redução das desigualdades intramunicipais. O primeiro ciclo, realizado de 2008 e 2012, abrangeu os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba, com o registro de importantes conquistas. Após a realização de uma avaliação externa, levando em consideração lições aprendidas, a PCU foi expandida para outros centros urbanos brasileiros.
A segunda edição abrange o período de 2013 a 2016 e contempla oito capitais: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. A iniciativa consiste no estabelecimento de uma parceria entre o UNICEF, a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em torno do compromisso com a melhoria de dez indicadores, por meio do investimento em políticas públicas e do fomento à participação política e social.
 Mais informações:
Eventos: I Encontro Regional dos Coordenadores de Saúde dos Adolescentes da Amazônia e o IV Encontro de Adolescentes da Região Amazônica
Local: Escola de Governo do Pará
Período: 29 de Junho a 1º de Julho
Horário: 29/06 – 14h
30/06 a 1º/07 – 8h30 às 18h
Contatos:
Ida Pietricovsky de Oliveira – UNICEF
(91) 98128.9022
Ipoliveira@unicef.org
Kassya Fernandes – Instituto Peabiru
(91)98428-7424
kassyafernandes@gmail.com
 Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
Tel: + 55 (91) 3073.5700 E-mail: ipoliveira@unicef.org
Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
Travessa Dom Romualdo Coelho 500 Umarizal Belém (PA)

Siga-nos no Facebook, Twitter, YouTube e www.unicef.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA