PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde orienta donos de condomínios sobre a qualidade da água para consumo humano‏.




AÇAILÂNDIA - Na última sexta-feira(17), a equipe técnica do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de saúde que tem a coordenação do biólogo Clodoaldo da Silva Cardoso, esteve reunida com os proprietários dos sistemas de solução alternativa coletiva de distribuição de água para o consumo humano. 

O encontro teve como objetivo orientá-los sobre as exigências da PORTARIA -2.914 de 12 de dezembro/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano, bem como o seu padrão de qualidade.

Durante a reunião os acadêmicos Adriana Mendes, Alice Conceição e Francisco Sousa, da Universidade Estadual do Maranhão, palestraram sobre doenças de veiculação hídricas, onde foi observado que a água pode se tornar uma meio de transmissão direta ou indireta de doenças. 

De acordo com os palestrantes, os recursos hídricos poluídos por descargas de resíduos humanos, bem como de animais, transportam grande variedades de seres vivos que contaminam diretamente as pessoas. Ressaltaram ainda, que a água proveniente de descargas de efluentes industriais sem o devido tratamento, pode conter substâncias tóxicas que causam danos no ser humano.

A bioquímica Cristiane Mendes, do Laboratório Central do Maranhão(LACEN/MA), com base descentralizada em Imperatriz, falou da boa qualidade da água fornecida pelo município, inclusive, da importância do cumprimento dos itens que se refere à portaria que trata da portabilidade e qualidade da água.

Elogiou também, o trabalho da Vigilância Ambiental do município em cumprir as metas pactuadas diante ao Ministério da Saúde, que hoje é referência no cumprimento das ações. 

Por outro lado, ressaltou as parcerias firmadas com o SAAE, CAEMA, além de buscar outras soluções alternativas e coletivas- SAC, que tem como objetivo promover melhorias nas condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços.


Clodoaldo  Cardoso, coordenador da Vigilância Ambiental, frisou a importância do apoio da gestora Gleide Santos, bem como do secretário de saúde, Marcos Gigante, dos colegas Valmira Duarte e Leomar Mota, coordenadores de Endemias que não medem esforços para dar condições à equipe técnica para desenvolver um trabalho de qualidade para melhor atender a população de Açailândia em todos os setores. 

FONTE: Antônio Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA