PALAVRA VIVA

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que Glórias gloriam-se nisto: que ele entende e me conhece, que eu sou o Senhor que exerço bondade, justiça e retidão na terra, porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias" 9: 22-23).

O SIGNIFICADO DA VIDA

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Hélio Soares quer proibição de inscrição de nomes em cadastros de proteção ao crédito



Encontra-se na pauta para votação em primeiro turno, provavelmente na próxima semana, projeto de lei de autoria do deputado Hélio Soares (PMDB), que dispõe sobre a proibição da inscrição do nome de consumidor de serviço público, em cadastros e serviços de proteção ao crédito.
 
Ao justificar o projeto de lei, Hélio Soares frisa que o nome de uma pessoa é salvaguardado como um dos principais direitos previstos entre os chamados direitos da personalidade. “O nome é uma forma de individualizar a pessoa na sociedade, tanto que é obrigatória sua incidência e gratuito seu registro”, afirmou o parlamentar, destacando ainda que o Código de Defesa do Consumidor, no seu artigo 42, considera a abusividade destes registros de débitos após serem objeto de discussão judicial.
 
Hélio Soares entende que a existência do registro de débito em um cadastro é uma ameaça, uma coação, para que se pague sem questionar. “Todos sabem - constitui fato público e notório - que há constrangimento no fato de existir a negativação do nome de uma pessoa. Com isto, entendo que se deva privilegiar o lado hipossuficiente do consumidor em detrimento das instituições financeiras”, ressaltou o parlamentar.
 
Ele lembrou ainda que a Constituição Federal, no seu artigo 24, incisos V e VIII estabelece a competência concorrente entre os entes federativos para legislar sobre produção e consumo e sobre responsabilidade por danos causados ao consumidor, mas a Constituição Estadual não descreve a iniciativa reservada ao governador para apresentação de projetos de lei desta natureza, restando à competência ordinária da Assembleia Legislativa para regulamentar o tema.
 
Finalizando, Hélio Soares ressalta que o Código de Defesa do Consumidor, que estabelece a Política Nacional das Relações de Consumo, reconhece a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, “razão pela qual deve o Estado do Maranhão patrocinar mais este meio de integração, como um sistema hábil para manter aquecido o mercado de consumo e proteger o consumidor contra artimanhas proporcionadas pelo excesso de ofertas e mecanismos de persuasão”, sentenciou, Hélio Soares.
 
Denúncia
 
De acordo com o artigo 1º da proposição, as dívidas provenientes de relações de consumo de serviço público não poderão ser inscritas em cadastros de inadimplentes ou em qualquer banco de dados e registros de proteção ao crédito. Mais adiante, o artigo 4º diz que o consumidor poderá denunciar através do Ministério Público Estadual, da OAB, do PROCON, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da ALEMA, a prática abusiva e solicitar a retirada de seu nome dos cadastros de inadimplentes, nos casos previstos na referida lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigado pela sua participação grato
por sua visita!...e fique a vontade para opinar.

seta

seta

CONTATO DO BLOG:Folha de Cuxá

josinaldosmille@hotmail.com

colunaemfolhadecucha@gmail.com

Telefones:(99)98157-6879 //(99)-99175 - 2799

BLOGOSFERA